Página Inicial Página Inicial Página Inicial Página Inicial

Telefones para contatos para expedições

Ultimos Passeios
Expedição Machu Picchu-Atacama- Julho/2007
 
Machu Picchu: uma das 7 maravilhas do mundo.
 

Conhecer Machu Picchu é um sonho de muitas pessoas. Percorrer vários estados do centro-oeste do Brasil, cruzar a Amazônia peruana, transpor a Cordilheira dos Andes e chegar a Cusco de carro foi a aventura  realizada pela Eco Expedições entre os dias 7 e 28 de julho.


Composta por 9 carros e 24 pessoas de diversos estados do Brasil, o propósito da expedição era chegar, de carro, a Cusco e Machu Picchu, no Peru. Na volta, visitar o Lago Titicaca, na divisa entre o Peru e a Bolívia, e retornar ao Brasil passando pelo Chile e Argentina para conhecer o Deserto do Atacama.

Duas semanas antes da data de início da expedição fizemos um encontro em Belo Horizonte, onde os participantes puderam se conhecer e traçar planos para a expedição, já que iríamos ser uma única família pelos próximos 25 dias.


Iniciada a viagem, o encontro do grupo foi marcado para o dia 7 de julho, a noite, na cidade de Rio Verde-GO. Para alguns carros da região sudeste e de Brasília, a viagem iniciou-se no dia 7 pela manhã.  Porém, para os 2 que vieram do Rio Grande do Sul, a viagem já havia começado há alguns dias, sendo que todo o grupo iría se encontrar, no dia seguinte, em Cuiabá. Com exceção de um trecho de rodovia entre Itumbiara-MG e Rio Verde-GO que apresentava-se em péssimas condições, as rodovias de Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre estavam em perfeitas condições, o que contribuiu muito para podermos apreciar a beleza do local e tornar a viagem segura.

 

Fim do Brasil, fim do asfalto. Início do Peru, início das estradas de terra. Estradas de terra vermelha no meio de mata fechada em plena Amazônia peruana, estradas de cascalho, estreitas e sinuosas, cruzando incontáveis riachos e serpenteando a Cordilheira dos Andes, nos levando às alturas e apresentando uma paisagem de tirar o fôlego. O frio foi marcante pois estávamos em pleno inverno nos Andes. De repente você está no topo do mundo e no coração do antigo Império Inca, pois as cidades, com seus estilos únicos de construção, as montanhas plantadas em terrazas, os campos de agricultura, os costumes, as vestimentas e o idioma do povo revelam isso. 
 

Dedicamos 5 dias de passeios a Cusco, a Machu Picchu e ao Vale Sagrado dos Incas. Cusco, a antiga capital do Império Inca, é bem preparada para o turismo. Monumentos muito bem preservados, diversos museus, um comércio irresistível e um povo que recebe muito bem o turista. Fomos para Machu Picchu de trem em uma viagem que leva pouco mais de 3 horas. Chegamos na cidadela em um dia de temperatura agradável e céu muito claro, o que nos proporcionou uma visita perfeita. O lugar é fantástico, muito bem preservado e reúne pessoas do mundo inteiro. Retornamos de trem e a volta pareceu mais rápida, pois houve um show folclórico no trem. Dedicamos 1 dia para visitar várias cidades do Vale Sagrado dos Incas.

 
No nosso retorno de Cusco e achu Picchu, seguimos em direção ao Lago Titicaca, na divisa do Peru com a Bolívia, para conhecer as ilhas flutuantes de totora. O Lago Titicaca é o lago mais alto do mundo, onde existem muitas famílias vivendo em várias ilhas. Fomos muito bem recebidos em umadas ilhas, onde nos mostraram o modo de vida e como é construída cada uma delas.


Depois seguimos em direção ao Chile para conhecer o Deserto do Atacama. Por 3 dias ficamos na cidade de San Pedro de Atacama, que possuí  ótimos restaurantes que servem vinhos chilenos e salmão enquanto shows culturais típicos da região são realizados.

Na região conhecemos as lagunas altiplânicas, o Salar de Atacama, Reserva dos Flamingos,Vale da Morte e Vale da Cordilheira de la Sal, Geisers Del Tatio e o o vulcão ativo de Tocorpuri, onde a grossa camada de neve na estrada marcou o passeio.

Esta edição foi marcada pela amizade e companheirismo de todos os participantes. Além disso, a descoberta de vários caminhos, a diversidade geográfica e a história do antigo Império Inca vai deixar saudades em todos. Essa é uma viagem que pode ser feita várias vezes, pois cada uma será única e nós, da Eco Expedições, esperamos você para a próxima expedição à Machu Picchu, que sairá no dia 12 de julho de 2008.

Texto e fotos: Dalmo M. Iglésias

Maiores informações e detalhes:

Dalmo Iglesias  - dalmo@ecoexpedicoes.com.br
(21)9 8282-4000